Um levantamento da Serasa revelou que 57 milhões de brasileiros possuem dívidas sem saber, e, desse total, 19 milhões já estão negativados. Entre os principais motivos para esse desconhecimento estão a falta de monitoramento do CPF, dados cadastrais desatualizados e desinformação financeira. O problema só costuma ser descoberto quando os consumidores tentam contratar um financiamento ou acessar serviços básicos. Em São Paulo, o estado com maior número de endividados, 12,5 milhões de pessoas estão nessa situação.
Para verificar possíveis pendências, especialistas recomendam consultar portais de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, ou ferramentas do governo, como o Registrato e o consumidor.gov.br. Além disso, a negociação de dívidas pode ser feita pelo Serasa Limpa Nome, que oferece descontos de até 99%. O serviço está disponível no site, aplicativo, WhatsApp e presencialmente em agências dos Correios até 31 de março.
Fonte: CNN Brasil
Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/mais-de-57-milhoes-de-brasileiros-estao-endividados-e-nem-sabem-diz-pesquisa-da-serasa/